DNS > Cache de DNS

O que é Cache de DNS?

O Cache de DNS é um recurso da Conexão de Internet (Speedy, Virtua, Oi-Velox, etc) que armazena informações sobre endereços acessados, permitindo acesso mais rápido a esses endereços caso o usuário volte a acessá-los. Porém, esse cache pode, por vezes, atrapalhar a navegação.

Em situações em que o Cache de DNS atrapalhar a navegação, a Liberação do Cache Local pode solucionar esta dificuldade.

Abaixo estão os comandos de liberação do Cache de DNS em Linux, Macintosh e Windows:

No (terminal) linux:

/etc/rc.d/init.d/nscd restart

No (terminal) MacOSx

lookupd –flushcache

No (MS-DOS) Windows:

ipconfig /flushdns

A Seguir, falarei um pouco mais sobre Cache de DNS.

Como funciona?

Quando você acessa um endereço na Internet, por exemplo, www.terra.com.br, sua conexão faz uma busca na Internet pelo endereço requisitado, localiza o servidor de hospedagem do site e converte o nome do domínio (ex: terra.com.br) no endereço IP do servidor que hospeda o site (no exemplo o IP é 200.176.3.142).

Esse processo se chama Resolução de Nomes e é realizado pelo DNS de Navegação da Conexão de Internet.

Todo o processo de Resolução de Nome leva apenas alguns milisegundos, mas todo tempo perdido (ou desperdiçado) na Internet é ruim.

Por isso o DNS de Navegação armazena no Cache de DNS os dados da Resolução dos Nomes de endereços anteriormente acessados. Assim, os próximos acessos a esses endereços (ex: terra.com.br) serão mais rápidos, pois serão utilizados os dados armazenados no Cache.

Esse Cache é renovado de temporariamente. O que determina a renovação do Cache de DNS é o TTL (Time To Live) de configurações de DNS dos endereços acessados.

Possível Situação:

Seu vizinho possui “Virtua” e consegue acessar normalmente o site www.terra.com.br, mas você que possui “Speedy” não consegue acessar.

Isso ocorre porque o Cache de DNS da sua conexão Speedy está desatualizado, mas continua sendo utilizado, por isso não consegue localizar o endereço.

A solução para esse problema depende do tipo de Cache que está impedindo o acesso:

• Cache Local:

Limpar o Cache de DNS armazenado no seu computador. Para isso, execute o comando abaixo de acordo com o seu Sistema Operacional.

No Windows:
ipconfig /flushdns

No linux:
/etc/rc.d/init.d/nscd restart

No macOSx
lookupd -flushcache

• Cache na Rede do Provedor:

Normalmente esse problema é resolvido com a atualização do Cache, o que é feito pelo Provedor. Portanto, consulte seu provedor.