Tempo de carregamento: 0,355 segundos.

Windows > FTP via Prompt de Comando

1296 Views
Tempo de leitura: 3 Minutos 
Conteúdo atualizado em

O FTP via MS-DOS ou Prompt de Comando, definitivamente, não é o melhor modo de enviar e/ou receber arquivos via FTP. Isso porque o protocolo FTP não é encriptado. Alguém mal-intencionado por capturar seus dados. Porém, o FTP ainda é muito utilizado, e muitas das vezes por ser a única opção.

A seguir veremos como fazer FTP via linha de comando no Windows, tanto para enviar quanto para receber arquivos.

Especificar o ponto de partida

A linha de comando não é como na interface gráfica que te permite escolher o local onde seus arquivos estão e/ou onde serão salvos. O primeiro passo antes de entrar no FTP é abrir o Prompt de Comando ou Powershell e entrar na pasta necessária. Ou seja, caso vá enviar arquivos por FTP via CLI (Command LIne), é necessário entrar na pasta onde estão esses arquivos. O mesmo para obter arquivos via FTP e salvá-los localmente; é preciso entrar na pasta onde deseja salvar esses arquivos. Isso antes de entrar no FTP.

Para entrar na pasta desejada, digite o comando cd caminhodapasta substituindo “caminhodapasta” pelos nomes de pastas até entrar na pasta necessária.

Acessando o FTP remoto

Agora que você entrou via Command Line na pasta necessária, já pode entrar no FTP remoto. Para isso isso siga os passos abaixo.

  1. Digite o comando ftp sem parâmetros;
  2. Digite open endereço-de-ftp 21 substituindo endereço-de-ftp pelo IP ou Host de acesso;
  3. Caso ocorra um erro de conexão aqui, verifique se você digitou corretamente o endereço do servidor e porta. Verifique sua Rede Local, Conexão de Internet, Restrições de Segurança como um Firewall, etc.
  4. Digite seu usuário de FTP;
  5. Digite a senha do seu usuário;

Se tudo correr bem, estará conectado em sua área de FTP. Abaixo está uma captura de tela dos passos que citei até aqui:

MS DOS

Modo passivo e modo ativo

Assim que acessar o FTP estará automaticamente utilizando o modo ativo, mas dependendo de como o seu servidor de FTP estiver configurado, terá que trocar para o modo passivo, ou do contrário nada que fizer aqui funcionará.

O FTP trabalha com esses 2 modos de operação: Passivo e Ativo. Resumidamente, usamos a porta 21 para conectar no FTP. Após conectarmos no FTP, usamos portas altas para a troca de arquivos. Porém, há duas formas de iniciar essa comunicação por portas altas que chamamos de modo passivo e de modo ativo.

Portanto, se, ao digitar um comando no FTP lhe for retornado erro, digite o comando PASV que você estará mudando para o modo passivo.

Principais comandos de FTP

Operações básicas no FTP via Prompt de Comando

O primeiro comando a ser utilizado é o comando de listagem de arquivos. O comando para isso é dir, sem parâmetros. O comando ls também funcionará para listar arquivos se o servidor de FTP for Linux.

Assim como no Prompt de Comandos local, o comando para entrar em uma pasta é cd nome-da-pasta e para sair dessa pasta, ou seja, voltar de nível, é cd ...

Enviando arquivos para o FTP via Prompt de Comando

Para enviar arquivos do seu computador para o FTP, digite:

put nome-do-arquivo-com-a-extensão

Exemplo:

put compras.txt

Para enviar todos os arquivos da pasta local, use o caractere asterisco:

put *

Baixando arquivos do FTP via Prompt de Comando

Para obter/baixar arquivos de FTP via MSDOS/Powershell, use a mesma lógica anterior que usamos para enviar arquivos, trocando put por get:

get nome-do-arquivo-com-a-extensão

Exemplo:

get compras.txt

Criando pastas no FTP via Prompt de Comando

Para criar uma pasta no FTP basta digitar o comando mkdir nome-da-pasta. Com isso será criada uma pasta com o nome desejado. Observe que isso não é o mesmo que enviar uma pasta para o FTP. Nesse caso estamos criando a pasta diretamente no FTP, e vazia.

Removendo arquivos ou pastas

Dependendo da permissão do seu usuário, você pode remover arquivos do FTP. Tome muito cuidado com isso e evite usar o caractere coringa asterisco a menos que tenha certeza do que esteja fazendo. O comando para remover arquivos do FTP é delete nome-do-arquivo ou rmdir nome-da-pasta para remover pastas. Só tome cuidado.

Automatizando rotina de FTP

Digamos que queira automatizar uma execução de envio de arquivos via FTP. Isso é possível utilizando um script. O primeiro passo, portanto, é criar o script como no exemplo a seguir:

open endereço-de-ftp 21
nome-do-usuario
senha-do-usuario
put compras.txt
close
quit

Com o script criado, basta digitar o comando abaixo:

ftp -s nome-do-script.txt

Com isso o comando executará cada comando presente no arquivo em questão.

Resumo

Essas operações que trago nesse material são bem básicas, mas geralmente é tudo que fazemos em um FTP.

Outro ponto importante é que hoje em dia há meios muito mais adequados para a troca de arquivos como SFTP ou SCP que já são nativos no Windows.

Em todo caso, ainda existe muita demanda para uso de FTP, mas lembre-se sempre, o FTP não é encriptado e pode ser interceptado.

Abraços.

1 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!