Tempo de carregamento: 0,363 segundos.

Artigo > Boas práticas para WinXP com 256

314 Views
Tempo de leitura: 4 Minutos 
Conteúdo atualizado em

Windows XP by Blog Porta 80

Um velho e querido amigo meu, um Athlon XP com 256 de memória RAM e que estava encostado em casa, voltou a atividade quando meu principal desktop deu pau na motherboard.

Como fazer esse PC rodar todos os serviços que preciso em um Windows XP sem perder performance ou segurança? Com algumas boas práticas.

Nesse artigo abordo alguns pontos determinantes para ter estabilidade e segurança no meu Athlon XP.

1 – Desativar serviços não-úteis (inútil é um termo muito forte).

– Agendador de Tarefas
– Ajuda e Suporte
– Area de Armazenamento
– Atualizações Automáticas
– Compartilhamento remoto da área de trabalho
– Registro Remoto
– Roteamento e acesso remoto
– Serviço de compartilhamento de rede Windows Media Player
– Serviço de restauração do sistema
– Temas

Para desativá-los, vá em Iniciar > Executar > digite services.msc e clique em OK. Clique com o botão direito do mouse sobre o item > Propriedades > em “Tipo de inicialização” escolha “Desativado” > Clique em Ok > clique novamente com o botão direito do mouse sobre o item > Parar.

Atenção para cada item, pois pode ser útil para algum serviço do seu PC. Itens não citados podem não ser úteis para você. Assim, sugiro que os analise e os desative de acordo com a sua necessidade.

Sobre o serviço de restauração do sistema, o ideal é não precisar dele. Para isso, não instale softwares de procedência duvidosa. Em todo caso, a desativação é opção sua. Eu desativei =)


2 – Visual vs Desempenho

Não basta apenas abrir mão do visual Luna do Windows XP, é preciso retirar todas as “frescurinhas” como efeito de sombra, entre outros.

Para isso, pressione as teclas “WinKey” + “Pause Break” ou clique com botão direito em “Meu Computador” > “Propriedades”. Na janela, clique em “Avançado” > Em “Desempenho”, clique em “Configurações” > Mantenha marcado apenas “Usar tarefas comuns em pastas” e “Usar sombras adjacentes para rótulos e ícones da área de trabalho” > Ok > Ok.

3 – Remover softwares que inicializam com sistema:

Vá em “Iniciar” > Executar > digite msconfig > Ok. Clique em “Inicializar” e desative os programas desnecessários, ou seja, que não precisam ser carregados com o sistema. Por exemplo, o Messenger é uma praga para o carregamento do sistema. O ideal é desativar sua inicialização junto com o sistema e ativá-lo manualmente no menu “Iniciar” somente quando for usar. Faça isso com todos os programas desnecessários, menos com o Antivirus. Clique em Ok quando concluir.

Ao concluir será necessário reiniciar o computador para fazer valer as alterações realizadas. Quando o Windows for reiniciado, você receberá um alerta informando que houveram mudanças no msconfig. Marque o checkbox para não exibir o alerta novamente.

4 – Evite ícones em excesso.

Ícones em excesso tornam o carregamento do Windows lento. O ideal é usar menos ícones possível no Desktop e na barra de inicialização rápida. Remova todos os ícones que utiliza com menor freqüência e que estejam no menu Iniciar.

5 – Antivirus:

Use softwares leves, ou seja, que consumam poucos recursos.

O Avira é um ótimo Antivirus. Possui monitoramento em tempo real e atualizações constantes.

Você pode baixá-lo no link a seguir onde também encontrará a opinião de outros usuários do Avira:

https://www.baixaki.com.br/download/avira-antivir-personal-edition-classic.htm

6 – Opções no Logon:

Desative a tela de boas-vindas:

A tela de boas-vindas do Windows deve ser desativada para se ter bom desempenho. Ela pode ser desativada no Painel de Controle > Contas de Usuários > “Alterar a maneira como os usuários fazem logon ou logoff” > Desmarque “Use tela de boas-vindas” > Aplicar opções.

Se desejar tirar a tela de login do Windows por possuir apenas um usuário:

Se você possuir apenas uma conta de usuário, vá em Iniciar > Executar > digite “control userpasswords2” (sem aspas) > Ok. Desmarque a opção “Os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar esse computador”.

Observe que o Windows, nesse caso, ficará inseguro, pois não pedirá usuário e senha para ser utilizado. Muito cuidado.

Se desejar manter a tela de login do Windows e possuir mais de um usuário:

Se possuir mais de um usuário, faça-os pressionar Ctrl+Alt+Del antes de informar suas senhas. Isso aumenta a segurança e dá tempo para o sistema carregar todos os serviços ativos do “Services”. Para ativar, clique em “Avançado” e habilite o checkbox de “Exigir que os usuários precionem Ctrl+Alt+Del e clique em “Ok”.

7 – Papel de parede:

Um belo Wallpaper sempre nos dá mais tesão por mexer no Desktop. Se mal escolhido, o Wallpaper pode acabar com a performance do desktop. O ideal é utilizar Wallpapers leves, nada de fotos da máquina digital, elas pesam mais de 1MB. As evite ou trate a foto para ficar com alguns KB, menos de 200 de preferência.

8 – Desfragmente e elimine arquivos não utilizados do Disco:

A desfragmentação do disco une os arquivos fragmentados, ou seja, espalhados no disco, tornando a leitura dos mesmos mais rápida, o que por sua vez faz com que o consumo e o tempo de resposta seja menor.

Para desfragmentar o disco, pressione as teclas “WinKey” + “Pause Break” ou clique com botão direito na unidade do seu HD > “Propriedades”. Em “Ferramentas”, clique em “Desfragmentar agora” e siga os passo em tela.

9 – Dê preferência para softwares nativos do Windows

Serviços e softwares nativos do Windows são mais rápidos e consomem menos recurso que softwares instalados no computador. Por exemplo, o Outlook Express é mais rápido que o Outlook do pacote Office. O Wordpad é mais rápido que o World. Etc.

Arquivos não utilizados podem ser eliminados manualmente do Desktop e da Lixeira.

Considerações finais:

O ideal para esse caso é mesmo fazer um upgrade de Ram, até porque memória já não é tão caro como era em 2005 quando comprei esse PC. A diminuição da demanda do consumo é uma forma paleativa que ajuda a tocar ao barco por alguns (poucos) meses sem o upgrade de hardware.

1 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!