Artigos, Sites Úteis, WebArtigo > Aumentando a produtividade com ferramentas online

Artigo > Aumentando a produtividade com ferramentas online

Sempre à mão. Isso é o que me vem a mente ao falar de ferramentas de produtividade. Pois se quero ser produtivo, preciso que tudo esteja sempre à mão. E é justamente isso que ferramentas como Dropbox e Evernote nos proporcionam. Em uma palavra; agilidade.

Em uma série de posts, falarei sobre ferramentas de produtividade online e gratuitas.

Nesse primeiro momento, farei uma breve introdução ao Dropbox e ao Evernote, duas das principais ferramentas desse segmento.

Se o amigo leitor já utiliza essas ferramentas, não deverá encontrar muitas novidades nesse post, porém se o amigo ainda não utiliza essas ferramentas, sugiro que prossiga. Levará apenas alguns minutos.

Dropbox: Disco virtual online.

O Dropbox nos dá, inicialmente, 2 GB de espaço em disco para armazenamento de arquivos. Muitos pendrives não chegam a isso.

Podemos trabalhar com ele de duas formas: Via web e via client.

No caso do client, é criado um diretório chamado “Dropbox” na raiz do usuário. Tudo que gravar nesta pasta é autogicamente enviado para o servidor.

Digamos que você trabalha com o client instalado em dois computadores; um em casa e outro no trabalho. O Dropbox sincronizará os arquivos em ambos computadores.

O client está disponível para Windows, Mac, Linux e para smartphone Android.

Evernote: ToDo List

O Evernote é como um caderno de notas do tipo ToDo List. Via web podemos criar anotações de coisas que precisam ser feitas, como uma lista de supermercado ou de documentos à serem lidos.

Por uma melhor organização, podemos criar Blocos de Notas no Evernote e associar as anotações. Por exemplo; associo minha lista de tarefas a fazer na empresa ao Bloco de Notas chamado Office. Assim, todas minhas notas relacionadas ao trabalho estarão reunidas em um só Bloco.

O Evernote também funciona via Web e client para PC, Mac e Android. Porém, não há client oficial para desktop Linux. A alternativa chama-se Nevernote, um cliente criado pela comunidade Linux e que está presente nos melhores repositórios.

No caso do Android, estar desconectado da Internet não o impede de criar anotações. Ao conectar-se , o client sincronizará os dados e os armazenará no servidor.

Dropbox e Evernote são ferramentas excelentes. Mesmo com limites de disco e de recursos, as contas gratuitas são ótimas e nos permite trabalhar livres de propagandas.

Falarei mais detalhadamente sobre cada um deles em um próximo post.

Até lá.

Categories: Artigos, Sites Úteis, Web Tags: , , , , , ,

Comments

  1. Jacques

    2011/08/30 16:55

    Quem quiser iniciar o dropbox com 250mb aqui esta o link: http://db.tt/BVwMBf4
  2. 2011/08/31 10:57

    Olá, Jacques. As contas criadas no Dropbox já são iniciadas com 2GB. Os usuários criados através do link acima lhe renderão 250MB adicionais aos 2GB que já possui. É uma espécie de indicação. Quem indica, ganha 250MB adicionais. Mas tá valendo. Fica o link para quem quiser criar conta no Dropbox e presentear o Jacques com 250MB adicionais :) Abraço

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.