Artigos, LinuxForçando resolução de monitor Dell D1901N

Forçando resolução de monitor Dell D1901N

Uma dica bacana para quem utiliza Linux no desktop e possui monitor Dell da modelo/série D1901 é a configuração da resolução via command line, pois via interface gráfica a resolução ideal não estará disponível em alguns computadores como no meu notebook Dell Inspiron.

Essa série de monitores da Dell possui 18.5 polegadas. A resolução ideal seria 1366×768. Vejamos agora como fazer a configuração.

A configuração é feita com o utilitário xrandr. O primeiro passo é identificar o nome do seu monitor, pois isso será utilizado na configuração. E para isso utilize o comando “xrandr” sem parâmetros como segue abaixo:

A saída do comando será similar a esta:

Perceba que, no meu caso, tenho 2 monitores. Um do próprio notebook (LVDS1) e o outro é o monitor em questão. Aqui o monitor está identificado como “VGA1” e está com a resolução 1024×768. É nele que vamos trabalhar.

Agora que temos o nome, vamos atribuir a resolução ao monitor com o seguinte comando:

Finalmente vamos aplicar a nova resolução com o comando abaixo:

A tela deve piscar por um momento, mas logo voltará e com a resolução ideal.

Essa configuração é volátil. Ou seja, é feita na memória do sistema e será perdida já no próximo boot. Portanto, a resolução voltará para 1024×768.

Para não repetir esses passos todas as vezes que inicializo o sistema, criei um script e o coloquei na inicialização da interface gráfica (veja bem, não é no boot do sistema, é na inicialização da interface mesmo). Esse script verifica se o segundo monitor (VGA1) está conectado e, se sim, aplica a configuração descrita nos passos mencionados.

Segue o script:

Até a próxima. Abraços!

Categories: Artigos, Linux Tags: , , , , ,

Comments

No Comments Yet. Be the first?

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.