Artigos, Linux, RedhatArtigo > Certificações Redhat RHCSA e RHCE

Artigo > Certificações Redhat RHCSA e RHCE

Olá! Essa é para o amigo leitor que avalia os prós e os contras para se jogar em uma certificação da Redhat. O receio geralmente se deve ao alto custo que os cursos e as provas possuem. O amigo deve considerar “Preço” e “Valor”, pois o valor dessas certificações no mercado é alto assim como o preço para fazer o curso e as provas. Sacou?

Recentemente tive a oportunidade de fazer o curso RH300 Rapid Track. Vou compartilhar meu ponto de vista sobre o processo. Espero que ajude a clarear as ideias do amigo leitor.

Os Estudos

Falando do RH300 Rapid Track, é um curso bem objetivo. Praticamente tudo que é aplicado em sala de aula durante o curso cai na prova. Por isso, negligenciar pequenos detalhes pode ser fatal na hora da avaliação.

Para ter êxito na prova, dedicar-se completamente aos estudos é fundamental. Deve-se prestar total atenção durante as aulas e, sempre que possível, reler o material e praticar o conhecimento adquirido, seja em casa, em momentos de folga no trabalho/facul, na praia, no campo, na montanha ou em uma casinha de sapê.

O conteúdo fala sobre recursos do sistema, como funcionam, para quê servem e como configurá-los. Portanto, é a repetição desses exercícios que vai levá-lo ao domínio do conhecimento. Ou seja, não tem jeito; é decoreba mesmo (!!!).

Dica !: Após ler e reler a apostila e exercitar os conhecimentos adquiridos, eu sempre escolhia os labs e os executava na caneta e no papel como se estivesse escrevendo um artigo para o meu blog. Considero que a escrita me ajuda na memorização, ao passo que o que digito não o faz.

A prova

A prova é prática. Ou seja, você utiliza um PC com uma ou duas máquinas virtuais (depende da prova) e recebe uma série de tarefas para ser feitas na(s) máquina(s) virtual(ais). Cada tarefa possui um peso diferente. Tarefas mais simples tendem a ter um peso menor do que tarefas mais difíceis e/ou complexas.

Acredite em mim, o tempo da prova é incrivelmente enxuto. Principalmente se você empacar em algum item que o faça perder tempo.

A dica aqui, além do básico que é estudar bastante, é mantenha a calma. Na hora deve bater um nervosismo, mas fique calmo. Tudo que precisa está ali, na sua máquina física ou na máquina virtual. Se tiver dificuldades no CLI, troque o runlevel e suba a interface gráfica. Isso é permitido.

Opinião final

Certificações em geral são bastante interessantes. Elas abrem portas para você expor seus conhecimentos. Uma certificação Redhat possui um peso diferencial devido ao foco corporativo que existe nela.

Existe um alto custo envolvido. Essas certificações são caras. Porém, se você pensa em por um rumo na sua carreira, faça. Mas tenha em mente que você deverá dedicar-se a isso sem medir esforços, pois é a prática dos exercícios que o levará ao certificado.

Não há outro fator envolvido. Só a dedicação. Abraço!

Categories: Artigos, Linux, Redhat Tags: , , ,

Comments

  1. Rogerio

    2016/02/02 10:54

    Você fez a prova do RHEL 6 ou 7? Vale a pena pagar o curso da RedHat, ou somente estudando por conta dá para passar?
  2. @wili4m

    2016/02/04 15:06

    Fiz a prova para o Redhat 7. Muita coisa mudou do 6 para 7. Por isso, na minha opinião, vale a pena pagar pelo curso sim. O curso é direcionado para a prova, de forma que as chances de passar na prova são maiores. Update: Sobre estudar por conta, é válido. Há grupos de estudos no LinkedIn, inclusive.
  3. Cristian

    2016/03/31 1:22

    Cara, tu fizeste o curso e a prova? Foi via curso presencial ou on-line? Onde foi?
  4. @wili4m

    2016/04/05 14:49

    Sim, fiz o curso presencial na Savant. Sou de SP, então pra mim foi mais fácil. Tem gente que vem de outros lugares do Brasil pra fazer na Savant. O curso deles é orientado para a prova, então as chances de passar nas provas é realmente boa, desde que haja muito empenho na prática dos labs. Forte abraço!
  5. Bo

    2016/07/26 13:27

    Você consultou alguns centros de treinamento ou a Savant foi indicação? Qual o seu nível de satisfação com a Savant? Pergunto isso porque pretendo fazer o curso + certificação RHCSA. Grato!
  6. @wili4m

    2016/07/26 15:36

    Bo, em São Paulo tem dois lugares para fazer o curso; Savant e Multirede. A Savant é mais reconhecida para soluções Redhat. Inclusive, não conheço ninguém que tenha feito curso na Multirede. Eu já a conhecia, não foi indicação de amigos. Fiquei satisfeito com o curso. Fiz aos sábados. Se você fizer o curso e se aplicar nos estudos, vai passar na prova. Abraço!
  7. Leandro

    2016/09/30 8:38

    Sábado! É possível realizar o treinamento aos sábados?
  8. @wili4m

    2016/10/03 7:01

    Leandro, eu fiz aos sábados na Savant. Era bom falar diretamente com eles (Savant) ou com a Multirede, sendo esses os 2 centros que ministram esse treinamento em SP.
  9. Anderson

    2016/10/19 16:19

    Passei na RHCSA, Fiz na Multirede, boa para redhat também.
  10. @wili4m

    2016/10/26 15:15

    Boa! Vou fazer um novo curso. Desta vez será na Multirede. O pessoal fala muito bem. Vou poder comparar se são melhores ou não do que a Savant.

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *