Tempo de carregamento: 0,299 segundos.

Artigo > Certificações Redhat RHCSA e RHCE

620 Views
Tempo de leitura: 2 Minutos 
Conteúdo atualizado em

Olá! Essa é para o amigo leitor que avalia os prós e os contras para se jogar em uma certificação da Redhat. O receio geralmente se deve ao alto custo que os cursos e as provas possuem. O amigo deve considerar “Preço” e “Valor”, pois o valor dessas certificações no mercado é alto assim como o preço para fazer o curso e as provas. Sacou?

Recentemente tive a oportunidade de fazer o curso RH300 Rapid Track. Vou compartilhar meu ponto de vista sobre o processo. Espero que ajude a clarear as ideias do amigo leitor.

Os Estudos

Falando do RH300 Rapid Track, é um curso bem objetivo. Praticamente tudo que é aplicado em sala de aula durante o curso cai na prova. Por isso, negligenciar pequenos detalhes pode ser fatal na hora da avaliação.

Para ter êxito na prova, dedicar-se completamente aos estudos é fundamental. Deve-se prestar total atenção durante as aulas e, sempre que possível, reler o material e praticar o conhecimento adquirido, seja em casa, em momentos de folga no trabalho/facul, na praia, no campo, na montanha ou em uma casinha de sapê.

O conteúdo fala sobre recursos do sistema, como funcionam, para quê servem e como configurá-los. Portanto, é a repetição desses exercícios que vai levá-lo ao domínio do conhecimento. Ou seja, não tem jeito; é decoreba mesmo (!!!).

Dica !: Após ler e reler a apostila e exercitar os conhecimentos adquiridos, eu sempre escolhia os labs e os executava na caneta e no papel como se estivesse escrevendo um artigo para o meu blog. Considero que a escrita me ajuda na memorização, ao passo que o que digito não o faz.

A prova

A prova é prática. Ou seja, você utiliza um PC com uma ou duas máquinas virtuais (depende da prova) e recebe uma série de tarefas para ser feitas na(s) máquina(s) virtual(ais). Cada tarefa possui um peso diferente. Tarefas mais simples tendem a ter um peso menor do que tarefas mais difíceis e/ou complexas.

Acredite em mim, o tempo da prova é incrivelmente enxuto. Principalmente se você empacar em algum item que o faça perder tempo.

A dica aqui, além do básico que é estudar bastante, é mantenha a calma. Na hora deve bater um nervosismo, mas fique calmo. Tudo que precisa está ali, na sua máquina física ou na máquina virtual. Se tiver dificuldades no CLI, troque o runlevel e suba a interface gráfica. Isso é permitido.

Opinião final

Certificações em geral são bastante interessantes. Elas abrem portas para você expor seus conhecimentos. Uma certificação Redhat possui um peso diferencial devido ao foco corporativo que existe nela.

Existe um alto custo envolvido. Essas certificações são caras. Porém, se você pensa em por um rumo na sua carreira, faça. Mas tenha em mente que você deverá dedicar-se a isso sem medir esforços, pois é a prática dos exercícios que o levará ao certificado.

Não há outro fator envolvido. Só a dedicação. Abraço!

0 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!