Tempo de carregamento: 0,361 segundos.

Artigo > Instalando Opera Browser no Ubuntu e Fedora

350 Views
Tempo de leitura: 2 Minutos 
Conteúdo atualizado em

Opera Browser in Linux

O Opera Browser é um caso curioso no mundo da tecnologia. É um bom browser, mas pouca gente o utiliza.

Mais do que isso, penso que o Opera seja o navegador que mais inovou lançando recursos bons e realmente úteis.

Por exemplo: (1) A navegação acelerada; que comprime imagens para acelerar o carregamento e reinderização de páginas. (2) Navegação por abas; indispensável nos dias de hoje. (3) Speedy Dial; que cria miniaturas de sites favoritos. Entre muitos outros.

Esses recursos foram copiados por outros browsers, melhorados e acabaram ajudando esses browsers na conquistar/manutenção de usuários. No mundo dos browsers, usuários significa dinheiro. E dinheiro é o que o Opera tem perdido ano após ano, e bota dinheiro nisso…

O Opera ainda está aí, mas acho que será uma questão de tempo até decretarem a morte do bom e velho Opera Browser como o conhecemos.

Então, enquanto a Opera não fecha as portas, vejamos como instalar o Opera Browser no Linux.

Antes, falando do Opera, pra quem não sabe, ele está usando o mesmo motor do Chrome, por tanto está bem rápido e funcional. Até os problemas de memória do Chrome parecem menores no Opera.

Instalando o Opera Browser no Ubuntu/Mint

Instalar o Opera no Ubuntu/Mint ou até mesmo no Debian é bem fácil. Primeiro baixe o pacote .deb no site do Opera. O endereço do site é https://www.opera.com/pt-br/computer/linux

A seguir, o instale com o comando abaixo:

dpkg -i Pacote.deb

Exemplo:

dpkg -i ~/Downloads/opera-stable_32.0.1948.25_amd64.deb

Em seguida, pra garantir a perfeita instalação, execute o comando abaixo:

apt-get -f install opera-stable

Instalando o Opera Browser no Fedora

Esquece o download do Fedora no site do Opera. Eles só mantém pacote para Ubuntu. O source do pacote, que também poderia ser utilizado nessa instalação, não está disponível. Entonces…

Configurando um repositório de terceiros

Sim! Para instalar o Opera no Fedora é preciso configurar um repositório de terceiros. No Ubuntu isso seria um repositório PPA. Portanto, não é inseguro, apenas não se trata de um repositório oficial da distribuição.

Vale observar o seguinte: Por ser mantido por um terceiro, a versão atual do Opera para o Fedora está na versão 29, enquanto a versão disponível no site do Opera é a 32.

O repositório que utilizo no Fedora e que recomendo é o Beduine.

1 – Primeiro, instale o repositório com o comando:

rpm -ivh https://www.beduine.de/repository/beduine-release-0-0.5.noarch.rpm

2 – A seguir, o pacote “opera” já estará disponível para instalação via YUM. Portanto, execute o comando abaixo para instalá-lo:

yum install opera

Voilá! Opera instalado e pronto para o uso.

Conclusão

O Opera Browser é um bom navegador. Está rápido e estável. Se não for seu navegador preferido, pelo menos vale a pena tê-lo em seu HD.

Abraço!

0 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!