CurtasCurtas > O Google odeia o Linux?

Curtas > O Google odeia o Linux?

Tenho a impressão de que o Google odeia o Linux. Se não odeia, é de uma incoerência ímpar.

Todo serviço do Google que requer um client nunca é lançado para Linux ao mesmo tempo que é lançado para Windows e Mac. Basta olhar um pouco para trás para ver que o Google Chrome apareceu no Linux muito tempo depois de existir para Windows, ainda sim por meses com versões inferiores as versões disponíveis para Windows e Mac. Além do Chrome, o client do já falecido Picassa só rodava em Wine. Só foi lançado para Linux muito tempo depois e já próximo do end of life do serviço.

Agora temos o Drive. Existe a anos e nunca houve um client oficial para Linux. E não há uma data aproximada para esse lançamento. Fala-se em 2018. Eu, particularmente, não duvido. E digo mais; talvez vá além de 2018.

A grande verdade é que o Google não se importa com usuários de Linux, mesmo sendo heavy user de Linux, pois utiliza Linux em todos seus servidores, o utiliza como base no Chrome OS e indica Linux para seus funcionários (funcionários do Google usam um Ubuntu-like com suporte da Cannonical).

Sinceramente não dá para entender, pois o Google tem “braço” para criar no Linux os mesmos clients disponíveis para Windows e Mac, em especial o Drive. Por isso a impressão de que o Google realmente odeia o Linux (desktop) ou lhe falta interesses para disponibilizar soluções para seus usuários (nós). Quais seriam esses interesses que lhe faltam é o que não entendo

Que feio, Google. Não vamos deixar você brincar lá fora…

Categories: Curtas Tags: , , , , , , , ,

Comments

No Comments Yet. Be the first?

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.