Tempo de carregamento: 0,324 segundos.

Artigo > SystemRescueCD, o amigão do Sysadmin Linux

733 Views
Tempo de leitura: 2 Minutos 
Conteúdo atualizado em

Todo Sysadmin Linux, alguma vez na vida, já precisou rodar um Live CD para reparar um sistema operacional defeituoso instalado no disco do servidor no datacenter ou para reparar um desktop Linux. Se não precisou ainda, um dia vai precisar.

Nesse tipo de situação, geralmente, usa-se um ISO do Ubuntu, Fedora ou o que tiver por perto. Isso nem sempre é aconselhável.

Existe um cara muito bacana, próprio para ser utilizado como mídia de recuperação de sistemas: chama-se SystemRescueCD.

O que é SystemRescueCD

O SystemRescueCD é uma distribuição Linux cujo propósito é auxiliar na recuperação de sistema operacional de um servidor ou mesmo desktop Linux. Também pode ser utilizado em manutenções cujo filesystem não possa estar montado.

Embora possa ser instalado no disco, o uso SystemRescueCD geralmente é feito em Live CD ou Live USB. Em algumas situações, como o uso de “KVM over IP“, pode-se montar o ISO ao invés de queimar uma mídia ou espetar um pendrive. Para isso, contudo, é preciso ter um bom link de Internet, pois o ISO estará na sua máquina local enquanto o utiliza em um servidor remoto.

Características

Ao bootá-lo, verá o menu inicial destacado abaixo:

O SystemRescueCD utiliza multi-text como default, mas nos permite subir uma interface gráfica bastante leve.

Possui vários shells instalados, além de todo tipo de ferramenta para reparar filesystem, GRUB, checagens de malwares, entre outros.

O menu inicial do SystemRescueCD possui opções como “Boot an exising Linux system installed on de disk“, próprio para bootar o sistema pelo Kernel do SystemRescueCD, porém, a partir do Udev passa a carregar todos serviços do disco. Essa opção pode ser utilizada em caso de sistema que não “boota” por problemas no Grub.

Outra opção interessante também relacionada a problemas de Grub é “Boot from first/second hard disk“, próprio para situações onde o Grub sequer esteja instalado na MBR.

Além dessas, a primeira opção, ou seja, “default boot options“, inicia o sistema SystemRescueCD em memória.

Aqui o amigo leitor já consegue montar seus discos e reparar seu sistema.

Download

Fica a dica para o amigo leito. Software profissa para todo Sysadmin Linux.

Link para download:

https://sourceforge.net/projects/systemrescuecd/?source=typ_redirect

1 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!