Tempo de carregamento: 0,417 segundos.

Artigos > Corrigindo impressão via SMB no openSUSE

406 Views
Tempo de leitura: 1 Minuto
Conteúdo atualizado em

Existe um problema inusitado no openSUSE 13.2 que impede a configuração de impressoras na rede via SMB. O problema é que, mesmo com os devidos pacotes instalados, a opção de configuração “Windows Printer via SAMBA” não é exibida.

As possíveis configurações do CUPS (e consequentemente em GUIs como KDE, Gnome, etc) são listadas no diretório /usr/local/lib/cups/backend/. Nesse diretório não há opção para SMB. É aqui que entra nosso FIX.

Resolvendo o problema

Caso encontre-se com esse problema, verifique se os pacotes do CUPS estão todos instalados. Se sim, pode-se usar o seguinte FIX que consiste, basicamente, em criar o symlink /usr/local/lib/cups/backend/smb apontando para /usr/local/bin/smbspool.

Com isso o path de drivers do CUPS será alterado para um local onde encontra-se o driver necessário para habilitar a opção Windows Printer via SAMBA

Segue o comando:

ln -fs /usr/local/bin/smbspool /usr/local/lib/cups/backend/smb

Desta forma faça uma nova tentativa de configuração usando o assistente da sua interface gráfica. A Opção Windows Printer via SAMBA será disponibilizada e assim poderá configurar sua impressora.

Abraços e até a próxima.

0 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!