Tempo de carregamento: 0,282 segundos.

Artigo > Devops vs Sysadmins

380 Views
Tempo de leitura: 2 Minutos 
Conteúdo atualizado em

Hoje em dia usamos muito os termos Devops e Sysadmin como se fossem sinônimos. Na verdade, Devops é um conceito. Tanto o Sysadmin quanto um programador podem ser Devops na prática. Vou tentar explicar.

Antes, vamos falar de Programadores. O programador até pouco tempo atrás era o cara que criava seus sistemas e “jogava” na mão do Sysadmin a responsabilidade de manter esse sistema. Quem nunca ouviu a velha máxima “Na minha máquina funciona?”. Isso sempre vinha a tona quando esse sistema somente funcionava em um local de desenvolvimento, mas em produção se comportava de maneira diferente.

Com o passar do tempo, esse argumento ficou manjado e não mais aceito, pois pode-se muito bem criar ambiente de desenvolvimento muito próximo ao ambiente de produção.

O conceito de Devops nasceu a partir daí. O Devops é um mix de desenvolvedor e sysadmin, pois ele sabe não só desenvolver, mas também manter o ambiente requirido pelo seu sistema. Em resumo, é isso, mas vai muito além disso. O Devops está sempre conectado com o que há de novo, respondendo com prioridade sobre tudo aquilo que cerca aplicações. Contudo, esses ambientes, mesmo em Prod, tendem a ser menores, com poucas máquinas, pois do contrário exigiria mais complexidade na administração da infra, tornando menos ágil o trabalho do Devops. Agilidade é a palavra chave para esse profissional.

Já o sysadmin, que também pode programar sistemas, tem um foco maior em infraestrutura e infra em larga escala. A administração de grandes parques de máquinas exige atenção e dedicação total à isso, o que inclui não só a administração dos sistemas, mas também aspectos como segurança, backup, monitoração, hardware, entre outros. Esses pontos deixariam o Devops amarrados àquilo que lhe consumiria tempo.

Vale lembrar que Devops não é bem uma profissão; é um conceito que une programadores e administradores de sistema, embora muitas empresas tenham criado esse tipo de cargo com registro em carteira e tudo mais. Quando surge a oportunidade para esses profissionais, tornam-se Devops. Um programador só será um sysadmin se a demanda por manter o parque for muito maior do que a entrega de aplicações, e um sysadmin só será um programador se ele deixar de focar exclusivamente na infra e passar a focar totalmente em desenvolver sistemas. O Devops é o meio termo.

0 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!