Tempo de carregamento: 0,292 segundos.

Redes > Problemas de rede e de identificação de discos causados pelo cache do Udev

307 Views
Tempo de leitura: 3 Minutos 
Conteúdo atualizado em

O Udev é um recurso do Linux que gerencia dispositivos. Basicamente, tudo que está no /dev fica a cargo do Udev. Algumas situações podem originar problemas dadas algumas características operacionais do Udev. A seguir, veremos algumas delas para o amigo leitor não ser pego de surpresa.

Caso 1 – Conflito de MacAddress

O Udev pode causar algum tipo de conflito de MacAddress, impedindo o funcionamento de uma ou mais interfaces de rede no sistema. Isso deve ao fato do Udev armazenar o Mac da interface no arquivo `/etc/udev/rules.d/70-persistent-ipoib.rules`.

Caso 2 – Interface lógica de rede errada ou em fora de ordem

Do ponto de vista físico, o cabo de rede encontra-se conectado na interface física número 2, o que, do ponto de vista lógico, representaria a interface ETH1. No entanto, ao configurar a rede no sistema, observa-se que a interface onde a ETH1 está sem link. Isso ocorre por que, possivelmente, uma nova interface física foi inserida ou houve uma substituição de interfaces com o sistema ligado. Isso mexe na ordenação de interfaces feita pelo Udev.

Solução para caso 1 e 2:

A solução para os casos 1 e 2 é a mesma: remover o conteúdo do arquivo `/etc/udev/rules.d/70-persistent-ipoib.rules` e rebootar o sistema. Esse arquivo mantém instruções de interfaces de rede e é gerado (quando necessário) durante o boot do sistema.

Discos fora de ordem após troca hotswap

Todo disco presente no sistema possui uma identificação como “SDA”, “SDB”, “SDC”, etc. Essas unidades recebem letras de acordo com a ordem de disponibilidade na controladora de discos, onde o disco físico número 1 recebe a letra A, e assim por diante.

Agora, caso o disco SDB dê problema e necessite ser substituído, e em se tratando de um hardware que suporte a trova por hotswap, ao trocar o disco defeituoso por um novo, nota-se que o novo disco recebe uma atribuição diferente de SDB. Imaginando um servidor com 4 discos, o SDB substituído receberá atribuição SDE, como se fosse um quinto disco. Contudo, ele continua sendo fisicamente o segundo disco.

Isso ocorre por que o Udev considera, o exemplo acima, o disco substituído como um quinto disco. Nesse caso, não há o que fazer senão rebootar o sistema para que os discos sejam reordenados. Contudo, observe que isso é mero detalhe, pois não impede o funcionamento do novo disco.

0 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!