Tempo de carregamento: 0,379 segundos.

Feature Team e Component Team em departamento operacional

650 Views
Tempo de leitura: 2 Minutos 
Conteúdo atualizado em

Os termos Feature Team e Component Team são definições da metodologia Ágile e determinam como desenvolvedores atuarão em um projeto de software. No entanto, ambos podem e são usados por empresas de infra-estrutura para definir a atuação de administradores de sistemas, DBAs, e, entre muitos outros profissionais, desenvolvedores (acredite; há equipe de desenvolvimento em meio à equipes de infra).

Vejamos as diferenças entre os dois e como isso funciona na prática de um departamento operacional.

Component Team

Basicamente, um Component Team é uma área responsável por uma solução específica, ou seja, por um componente específico. Por exemplo; equipe de banco de dados. Essa será a equipe responsável por atuar com foco exclusivo em bancos de dados. O mesmo se aplica à outras áreas da empresa onde há missão crítica.

Portanto, um Component Team é um setor especializado em uma solução específica.

Feature Team

Já o Feature Team engloba mais responsabilidades em termos de quantidade e, geralmente, conta com um corpo profissional mais diversificado, ou seja, com mais de um tipo de profissional, pois seu foco não é uma solução específica, mas sim uma entrega específica. Logo veremos um exemplo, então isso ficará mais claro.

Como dito anteriormente, o Feature Team conta com diversos tipos de profissionais, o que pode incluir Administradores de Redes e de Sistemas, Analisa de Segurança, DBAs, entre outros. Entretanto, havendo um Component Team exclusivo para uma solução demandada pelo Feature Team, como neste exemplo onde há um setor exclusivo para bancos de dados, não se faz necessário um DBA no Feature Team, já que há quem cuide dessa solução, ou seja, do componente banco de dados. Nesse tipo de caso, o profissional do Component Team pode atuar junto ao Feature Team, o que não o torna membro do Feature Team, mas alguém que atua em algumas de suas demandas.

Exemplo

Vamos imaginar a operação de um E-commerce. Dentre os vários departamentos especializados que podemos imaginar, está o component team de banco de dados. Esse departamento se chamará CT-BD.

Nessa empresa há dois feature teams; atendimento e suporte interno. Esses departamentos compõem os features team fFT-Atendimento e FT-Suporte, respectivamente.

Tanto o FT-Atendimento quanto o FT-Suporte dependem do CT-BD, pois tudo que fazem é persistido em um banco de dados. Portanto, nesses dois features team não há DBAs, pois há um setor exclusivo que cuida disso.

That’s all Folks

O departamento operacional de toda empresa é aquele que mexe no core-business. É onde está o ganha-pão da empresa e é onde tudo deve funcionar corretamente. A disposição de features teams e component teams custa muito dinheiro e é coisa de empresa grande. Pequenas e médias empresas tendem a contratar profissionais que façam de tudo um pouco, o que barateia a sua operação, mas maximiza seus riscos.

0 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!