Tempo de carregamento: 0,378 segundos.

Artigos > Fone Bluetooth sem audio no Gnome 3.32.2 do CentOS 8

459 Views
Tempo de leitura: 1 Minuto
Conteúdo atualizado em

Recentemente atualizei o sistema operacional do meu desktop de trabalho, deixando o sensacional CentOS 7, e partindo para o novíssimo CentOS 8.

Pretendo, em breve, falar sobre as mudanças relevantes do sistema. Por ora, posso falar que não houve grandes mudanças na usabilidade do Gnome, interface gráfica padrão da distro. Tudo está no mesmo lugar.

Mas a atualização me trouxe um pequeno problema: A ausência de áudio no fone de ouvido bluetooth. Ou seja, o fone conecta, mas não reproduz audio, ficando completamente mudo.

Analisando, pesquisando, descobri que o problema ocorre devido a ausência do módulo correto, o que pode ser corrigido da seguinte forma:

1 – Baixe o módulo BCM.hcd via wget:

wget https://github.com/winterheart/broadcom-bt-firmware/raw/master/brcm/BCM43142A0-0a5c-216d.hcd

2 – Agora copie o módulo BCM.hcd para o /lib/firmware/brcm/BCM.hcd:

cp BCM43142A0-0a5c-216d.hcd /lib/firmware/brcm/BCM.hcd

3 – Feito isso, reinicie o sistema para reconhecer esse módulo;

4 – A seguir, basta conectar o fone e testar seu funcionamento.

Atualização de sistema operacional é assim mesmo. Por mais que deixemos de atualizar nos primeiros dias após o lançamento de uma nova versão, sempre há coisas que podem deixar de funcionar. É por isso que nunca, jamais, de maneira alguma, deve-se atualizar o sistema em uma máquina em produção sem antes testar em um ambiente apropriado, pois pode gerar quebradeiras. Até homologar a nova versão, nada de usar em produção.

Bom, é isso. Como vê, uma solução simples para um problema bem chato, principalmente para alguém que, como eu, passa horas do dia ouvindo músicas no fone para manter o foco.

Abraços!

0 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!