Tempo de carregamento: 0,367 segundos.

Artigos > Problemas de impressão via SMB com autenticação Kerberos

652 Views
Tempo de leitura: 1 Minuto
Conteúdo atualizado em

A simples tarefa de imprimir um pálido pedaço de papel em uma impressora na rede via protocolo SMB, algo simples, tão anos 80 (exagero), pode gerar uma pequena e desnecessária dor de cabeça e consumir alguns preciosos minutos.

Ocorre que, com a integração do CUPS à autenticação Kerberos, a configuração de uma impressora na rede torna-se algo específico para usuários avançados e com privilégios de root.

Cenário

Ao tentar imprimir via SMB, quando usado autenticação pelo Kerberos, podem ocorrer os seguintes erros:

Job held for authentication
Authentication Failed

Isso ocorre somente na impressão quando a impressora está configurada no Linux com a opção Windows Printer via SMB.

CUPS integrado ao Kerberos

Ocorre que o CUPS (Sistema de gerenciamento de impressões do Linux) passou a usar autenticação via Kerberos. Sinceramente não entendo pq, já que para configurar uma impressora no desktop Linux usa-se senha de root. O que não entendo é por que destinar tanta proteção por padrão para uma tarefa simples e que, potencialmente, será realizada por usuários leigos e/ou menos experientes. Para mim, nesse sentido, é desnecessária essa integração por padrão. Deixá-la como opção seria bem mais legal.

Kerberos

As duas únicas coisas que o amigo leitor deve saber sobre Kerberos: (1) É um sistema de autenticação do Linux, e (2) que você deve evitá-lo no seu desktop, pois vai dar trabalho mantê-lo funcionando.

Enfim, imprimindo!

Com usuário “root”, abra o arquivo de configurações do CUPS /etc/cups/cupsd.conf para edição e substitua “AuthType Default” por “AuthType Basic“.

O CUPS usa o “AuthType Default” por padrão, e isso utiliza a autenticação via Kerberos. Já o “AuthType Basic” não utiliza Kerberos.

Bom, feitos os ajustes, basta reiniciar o daemon do CUPS. Para isso, ainda com root, execute o comando abaixo:

systemctl restart cupsd

Agora basta tentar imprimir seus materiais.

Boa sorte aí e boas impressões!

2 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!