Útimos Posts|

Tutorial > FTP por IP via Browser

Para acessar um ambiente de FTP por browser usando o IP do servidor, digite no campo de endereço o IP precedido de “ftp://” (sem aspas).

Exemplo:

ftp://222.222.222.222

Desta forma, seu login e senha deverão ser solicitados.

Para não haver o pedido de login e senha, utilize a seguinte string no campo endereço do navegador:

ftp://usuário:senha@IP

Exemplo:

ftp://wiliam:102030@200.200.200.200

É importante ressaltar que nem todo browser conta com suporte total ao protocolo FTP. As versões 9.6 do Opera e a 3.5 do Firefox apenas listam o conteúdo do FTP não permitindo o envio de arquivos, mas o Firefox conta com plugins que permitem esse processo.

Outro ponto: O uso da string contendo seu login e senha no campo endereço pode não ser seguro, pois ficará armazenado no histórico do browser. Portanto, muito cuidado.

13510cookie-checkTutorial > FTP por IP via Browser

9 comentários em “Tutorial > FTP por IP via Browser

  1. e se eu quiser entrar sem saber da senha e nome do usuario como faço pra entrar anonimo por exemplo?

  2. Olá, Tyno.

    Primeiramente, seu servidor de FTP deve permitir o acesso com anonymous.

    Geralmente esse usuário não tem senha. Basta, nesse caso, digitar o seguinte URL em seu browser:

    ftp://anonymous@IP-do-servidor

    As demais formas descritas neste post também são válidas, só não precisa digitar a senha.

    Boa sorte!

  3. Por favor, ajuda, porque antes eu podia acessar o endereço ip ou 10.1.1.1 sem ter que por o usuario e a senha, e agora está pedindo.
    E outra, já tentei a senha que creio que seja, e o user, mas o modem fica na casa ao lado, e estão viajando, Sabe dizer como descobrir, ou se é algum erro aqui msm ?! Ajudem

  4. Bom, esse IP deve ser do seu roteador. É difícil dizer o que ocorreu, mas é provável que tenham setado uma senha no router.

    Para ter acesso ao admin, vai ser preciso resetar o router. E para resetar o router, precisará pressionar o botão de reset que está atrás do aparelho.

    Abraços.

  5. Olá, possuo um Servidor FTP do uol host, já entrei em contato e eles não nos atendem. Surgiu uma dúvida, hoje acessamos ftp via web através do IP publico que temos, como faço para que acesse via nome, exemplo, http://ftp.nomeempresa.com.br ao invés de digitar IP? É possível ou somente pessoal do Uol saberá responder realmente, pois o ambiente e em nuvem.

  6. É possível sim, mas você precisará contatar o UOL de qualquer forma, pois o UOL, pelo que entendi, é seu provedor de serviços.

    O UOL, nesse caso, criará uma entrada na Zona de DNS do endereço do seu site. A entrada terá o nome que você pedir à eles e lhe dará a disposição “nome-da-entrada”.nomeempresa.com.br, que no caso poderá ser http://ftp.nomeempresa.com.br.

    Isso é bem fácil para eles, só lhe basta solicitar.

    Observações:

    1 – Para acessar o FTP, ao invés de digitar “http://”, você terá que digitar “ftp://”. Do contrário não será um acesso FTP, mas sim um acesso HTTP.

    2 – Outra possibilidade seria vc pedir ao UOL para ativar “Directory Index”, que permite listar arquivos do seu site via browser. Isso é recomendado apenas para quem deseja disponibilizar publicamente o conteúdo do FTP, pois do contrário seria extremamente inseguro para seu site, pois até aquivos de senhas e/ou string de conexão com bancos de dados seriam disponibilizados para download.

  7. Fico grato por disponibilizar seu tempo em responder meu questionamento. Irei entrar em contato e seguirei suas dicas sobre acesso ao FTP via browser.

  8. Depois de entrar com um cliente no servidor por FTP pelo browser, de cada vez que tento ligação por FTP, abre sempre com esse cleinte. Há forma de sair deste e entrar com outro utilizador?
    Obrigada

  9. Olá, Elimar! Tudo bom? Acredito que seu browser tenha gravado suas credenciais de FTP, o que não é uma boa prática. Você pode tentar abrir uma guia anônima onde nenhum cache será mantido, e então, ao finalizar sua sessão FTP, em uma nova tentativa de acesso lhes serão solicitadas as credenciais de sua conta.

    Se aceitar uma sugestão; use um client FTP como o Filezilla.

    Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.