Tempo de carregamento: 0,350 segundos.

Artigos > O que é Cloud Computing?

265 Views
Tempo de leitura: 1 Minuto
Conteúdo atualizado em

Eu diria que Cloud Computing é um conceito, pois não se trata de uma única tecnologia de virtualização, mas sim de um método de se virtualizar máquinas.

Diferentemente de um ambiente virtual convencional onde uma ou mais máquinas virtuais são instaladas em uma única máquina física, o Cloud Computing trabalha com várias máquinas físicas que mantém um ambiente virtual onde são instaladas as máquinas virtuais. Esse ambiente virtual é chamada de Nuvem Computacional, ou seja, Cloud Computing.

A forma como o Cloud Computing trabalha garante maior segurança contra falha de hardware, pois as máquinas virtuais não são totalmente dependentes das máquinas físicas, mas sim do ambiente virtual onde estão instaladas. Se uma máquina física falha, o ambiente virtual perde capacidade de processamento, mas, na teoria, não derruba as máquinas virtuais. Na teoria, pois a questão depende de pontos como as configurações do ambiente e das máquinas virtuais.

Outra vantagem do Cloud Computing está na economia de hardware, equipamentos de rede e consumo de energia. Menos servidores consomem menos energia e precisam de menos equipamentos de rede para atendê-los.

Isso gera economia de dinheiro e menos trabalho de infra-estrutura.

O espaço físico ocupado pelos servidores também é uma vantagem, pois menos servidores precisam de menos espaço. O espaço físico, no caso, é a área na empresa reservada para os servidores.

Em resumo, o Cloud Computing é vantajoso em vários aspectos, como o financeiro e o gerencial. Porém, há quem conteste esses benefícios.

No próximo post sobre Cloud Computing abordarei as desvantagens e alguns cases. Até lá!

0 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!