Artigo > Aumentando a produtividade com ferramentas online

Sempre à mão. Isso é o que me vem a mente ao falar de ferramentas de produtividade. Pois se quero ser produtivo, preciso que tudo esteja sempre à mão. E é justamente isso que ferramentas como Dropbox e Evernote nos proporcionam. Em uma palavra; agilidade.

Em uma série de posts, falarei sobre ferramentas de produtividade online e gratuitas.

Nesse primeiro momento, farei uma breve introdução ao Dropbox e ao Evernote, duas das principais ferramentas desse segmento.

Se o amigo leitor já utiliza essas ferramentas, não deverá encontrar muitas novidades nesse post, porém se o amigo ainda não utiliza essas ferramentas, sugiro que prossiga. Levará apenas alguns minutos.

Dropbox: Disco virtual online.

O Dropbox nos dá, inicialmente, 2 GB de espaço em disco para armazenamento de arquivos. Muitos pendrives não chegam a isso.

Podemos trabalhar com ele de duas formas: Via web e via client.

No caso do client, é criado um diretório chamado “Dropbox” na raiz do usuário. Tudo que gravar nesta pasta é autogicamente enviado para o servidor.

Digamos que você trabalha com o client instalado em dois computadores; um em casa e outro no trabalho. O Dropbox sincronizará os arquivos em ambos computadores.

O client está disponível para Windows, Mac, Linux e para smartphone Android.

Evernote: ToDo List

O Evernote é como um caderno de notas do tipo ToDo List. Via web podemos criar anotações de coisas que precisam ser feitas, como uma lista de supermercado ou de documentos à serem lidos.

Por uma melhor organização, podemos criar Blocos de Notas no Evernote e associar as anotações. Por exemplo; associo minha lista de tarefas a fazer na empresa ao Bloco de Notas chamado Office. Assim, todas minhas notas relacionadas ao trabalho estarão reunidas em um só Bloco.

O Evernote também funciona via Web e client para PC, Mac e Android. Porém, não há client oficial para desktop Linux. A alternativa chama-se Nevernote, um cliente criado pela comunidade Linux e que está presente nos melhores repositórios.

No caso do Android, estar desconectado da Internet não o impede de criar anotações. Ao conectar-se , o client sincronizará os dados e os armazenará no servidor.

Dropbox e Evernote são ferramentas excelentes. Mesmo com limites de disco e de recursos, as contas gratuitas são ótimas e nos permite trabalhar livres de propagandas.

Falarei mais detalhadamente sobre cada um deles em um próximo post.

Até lá.

2 thoughts on “Artigo > Aumentando a produtividade com ferramentas online”

  1. Olá, Jacques.

    As contas criadas no Dropbox já são iniciadas com 2GB.

    Os usuários criados através do link acima lhe renderão 250MB adicionais aos 2GB que já possui. É uma espécie de indicação. Quem indica, ganha 250MB adicionais.

    Mas tá valendo. Fica o link para quem quiser criar conta no Dropbox e presentear o Jacques com 250MB adicionais :)

    Abraço

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.