Artigos > Você está sendo monitorado

As empresas Oi (Rio) e Vivo (Speedy-Telefônica São Paulo) adotaram um sistema chamado BT Webwise e o rebatizaram para Navegador. Ele nos monitora, computa dados obtidos durante a navegação e nos classifica em um perfil de usuário que possui “X” interesses. Em um futuro próximo, se nada for feito, receberemos ofertas de produtos e serviços sem que sejamos consultados.

O governo de alguns países e o CGI.br o repudia. A seguir, colocarei a minha opinião. Adianto que sou totalmente contra não só pelo esquema sombrio, mas também pela má fé do provedor.

O Navegador

O sistema Navegador pertence a polêmica empresa Phorm. Ela já teve softwares classificados como Malwares e está proibida em alguns países. O Navegador desembarcou recentemente em São Paulo através da Vivo, mas foi a Oi que o trouxe para o Brasil sendo esta a primeira a utilizá-lo e impor aos seus clientes.

Veja abaixo como a coisa é oferecida:

Primeiro erro: Spam

Ao abrir o browser, automaticamente é acessado o endereço destacado na imagem acima. (Isso mesmo, sem você pedir). Portanto, o primeiro erro é: Spam.

Observação A Vivo deve ter recebido uma intimação como a desta imagem emitida para a Oi em 22/6, pois desativou o Navegador na minha região segundo consta no endereço de URL da imagem acima.

Segundo erro: Induzir o usuário à ativar o Navegador

Como se vê na imagem acima, há uma mensagem dentro de uma Caixa de Mensagem com um “Ok” para ativar o Navegador e um “Cancelar” para não ativá-lo. Vamos entender isso:

Você abre o seu navegador (Firefox, Chrome, etc) e aparece um alerta do sistema dizendo; “Para ativar o Navegador, clique em Ok”. Até mesmo alguns usuários avançados, sem pensar, clicariam em “Ok”. Então, o Navegador da Vivo estaria ativo. Como se não bastasse, para não ativar, além de clicar em “Cancelar”, você ainda precisa clicar em “Não ativar” dentro da interface do site. Portanto, o segundo erro é: Induzir o usuário.

Observe que isso é intencional. Em tempos de HTML5 e CSS, há formas muito mais elegantes do que usar uma Caixa de Mensagem do sistema operacional.

Terceiro erro: Não respeitar a opinião do usuário

Mesmo clicando em “Cancelar”, ou seja, não ativando o Navegador, sempre que iniciava meu PC ou Note e começava a navegar, antes que fosse aberto o endereço que solicitei, era exibido um endereço como o que destaco a seguir:

http://a.oix.net/services/invite?eorig=FAB4AcsOTZLzs_VBwBMhQcv&tok=PTFzuhKeqq7RI4T-X-_B2gAC

O Whois desse domínio nos mostra que é da própria Phorm:

Domain Name: OIX.NET
Registrar: GODADDY.COM, LLC
Whois Server: whois.godaddy.com
Referral URL: http://registrar.godaddy.com
Name Server: NS1.PHORM.COM
Name Server: NS2.PHORM.COM
Name Server: NS3.PHORM.COM

Pesquisando descobri que ele é utilizado para computar dados da navegação. Mas what? Eu não ativei a porcaria do Navegador e, mesmo assim, estou sendo monitorado? Ao que parece, era isso mesmo.

Quarto erro: Credibilidade da Phorm

A empresa Phorm diz que manterá protegido todos os dados da sua navegação e que não verifica senhas. Será mesmo?

A empresa teve sérios problemas no seu passado, não respeita minha opinião ao manter ativo o Navegador que eu não ativei, foi banida de vários países e é repudiada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI).

Opinião

A intenção do Navegador por si só já é um problema: monitorar o que os usuários fazem em troca de alguns anúncios.

Oferecer o serviço com má fé induzindo os usuários à ativação é um fortíssimo sinal de que esse serviço é uma furada.

Mantê-lo ativo quando não o ativei é crime, pois fere meus direitos como consumidor e minha privacidade.

Às empresas Vivo e Oi: Estamos de olho.

1 thought on “Artigos > Você está sendo monitorado”

  1. O Google, Facebook já fazem isso conosco o tempo todo e aceitamos, esta é uma tendência de Marketing.

    Porém, vale lembrar que ambos NÃO cobram pelos seus serviços.

    O que não concordo é este tipo de prática em serviços pagos. Acredito que a solução estaria em uma ação coletiva contra estas empresas por violação de privacidade.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.