Tempo de carregamento: 0,370 segundos.

Artigos > Instalando plugins multimídia e players VLC e Audacious no OpenSUSE 13.2

567 Views
Tempo de leitura: 2 Minutos 
Conteúdo atualizado em

O openSUSE é uma distribuição GNU/Linux não tão friendly-users como Ubuntu, Mint e Fedora.

Apesar do excelente suporte a hardware e da perfeita integração com suas interfaces gráficas, o suporte multimídia em players de audio é muito fraco, praticamente inexiste mesmo na versão mais recente do camaleão verde (openSUSE 13.2 Harlequin).

Aqui vai uma dica “mão-na-roda” para instalar os plugins multimídia no openSUSE, ao menos àqueles que nossa demanda auditiva periódica requer:

1 – Configurando repositório Packman:

Antes de mais nada, deixe-me falar sobre o Packman. É um repositório de “terceiros”, pertence a comunidade e não a Novell, empresa por trás do openSUSE (uma longa história). Apesar disso, pode confiar que os pacotes aqui disponíveis são bons. Ocorre que a Novell não testa o que vem desse repo, por isso não o aprova nem o reprova.

Agora, para configurá-lo, via CLI e logado com “root”, configuraremos os repos “packman-essentials” e “packman-multimedia” execuando os comandos abaixo:

zypper ar -f -n packman-essentials https://packman.inode.at/suse/openSUSE_13.2/Essentials/ packman-essentials

zypper ar -f -n packman-multimedia https://packman.inode.at/suse/openSUSE_13.2/Multimedia/ packman-multimedia

Tudo certo até aqui? Ótimo!

2 – Instalando os plugins multimídia:

Basta executar o comando abaixo. Com isso, os principais plugins serão instalados:

zypper install libxine2-codecs k3b-codecs ffmpeg lame gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-ugly gstreamer-plugins-ugly-orig-addon gstreamer-plugins-libav libdvdcss2

Observação: O “zypper” é um gerenciador de pacotes bem simples de se utilizar. É muito parecido com o “YUM” da Redhat, porém é mais interativo como o “APT”. Se eventualmente surgir um ou outro alerta, basta seguir as instruções exibidas na linha de comando e seguir com sua instalação.

VLC, o melhor player para Linux

Penso que só não conhece o VLC quem nunca utilizou Linux em desktop nos últimos 2 ou 3 anos. A instalação dele no openSUSE pode gerar algum desconforto de início, pois o pacote está disponível tanto no repo da openSUSE quanto no Packman, porém o pacote que funciona bem tranquilo é o que está no Packman, para isso, no entanto, é preciso instalar um pacote extra de plugins que não é tratado como dependência no pacote “vlc” (de nenhum dos dois repos). Em outras palavras, se você instalar só o “vlc” pode não ouvir seus MP3 da Miley Cyrus.

Para por fim nisso, basta executar o comando abaixo:

zypper install vlc vlc-codecs

Audacious, um ótimo player de audio para Linux

O audacious é outro ótimo player para Linux. Porém, diferentemente do VLC, ele é player apenas de audio, mas possui suporte a abas, pode gerenciar grandes quantidades de listas e músicas, entre outros pormenores.

O audacious, assim como o VLC, pode ser instalado a partir do repo Packman, mas há uma dependência não atendida por padrão que impede o seu correto funcionamento. Por isso, para instalá-lo no openSUSE, execute o comando abaixo:

zypper install audacious audacious-plugins-extra

Isso é tudo, pe-pessoal. Abraços e até a próxima.

0 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!