Tempo de carregamento: 0,254 segundos.

Linux > Trabalhando com sessões no TMUX

1129 Views
Tempo de leitura: 4 Minutos 
Conteúdo atualizado em

O Tmux é uma tool de command line do Linux que nos permite criar painéis e janelas virtuais em uma única sessão do console do Linux. Vejamos a imagem abaixo que ilustrará o Tmux em ação.

Observe que na imagem acima temos um terminal gráfico do Gnome. Contudo, pode-se usar o Tmux no terminal nativo do Linux. Ou seja, sem a interface gráfica (multi-user.target).

Bom, deixe-me apresentar o Tmux. A seguir citarei as principais operações.

Apresentando o Tmux

Na imagem acima podemos ver o Tmux em funcionamento com 3 painéis virtuais splitados (verbo splitar, do inglês split rsrs). Observe a barra horizontal na cor preta disposta no rodapé da imagem; essas são as janelas virtuais. Vamos falar um pouco sobre cada um desses elementos.

Paineis Virtuais

Os painéis virtuais do TMUX são esses quadradinhos exibidos na imagem. Muito úteis para situações onde precisamos ver o resultado de uma operação, como quando estamos monitorando um log de performance de um servidor e, ao mesmo tempo, precisamos executar comandos.

Janelas Virtuais

Há situações onde precisamos abrir várias janelas para realizar tarefas variadas. Digamos que estamos interagindo em um servidor, mas precisamos acessar outro. Para não deslogar do primeiro servidor, abrimos uma segunda janela no Tmux. Assim ganhamos agilidade.

Tudo em background

O Tmux nos permite interagir em foreground, como na imagem acima. Porém, ele opera mesmo em background. Ou seja, podemos deixar comandos rodando mesmo sem estarmos logados na máquina.

Podemos dizer, portanto, que o Tmux é um Screen beeem aperfeiçoado.

Instalação do Tmux

Chega de apresentações. Agora é hora de pôr a mão na massa.

O primeiro passo é instalar o Tmux. Presente nos melhores repos, basta usar seu gerenciador de pacotes:

Centos/RHEL/Oracle Linux/Fedora

yum install tmux

Fedora

dnf install tmux

Debian/Ubuntu (e outros Debian-Like)

apt-get install tmux

OpenSUSE

zypper install tmux

Primeiras Operações

Antes de mais nada, abra uma sessão do Tmux com o comando `tmux`. Não há necessidade de parâmetros. Observe que surgirá uma barra na cor verde. Isso pode ser modificado depois.

Agora um ponto importante; uma vez dentro do Tmux, para realizar ações como splitar a tela ou criar janelas virtuais, devemos pressionar ao mesmo tempo as teclas “CTRL+b”, soltar e, a seguir, pressionar a tecla de ação desejada. Vamos treinar um pouco:

Pressione CTRL+b, solte, e pressione a tecla c. Isso criará uma janela virtual (aquelas da barrinha no rodapé). Observe que haverá um número a frente de cada janela virtual.

Pressione CTRL+b, solte, e pressione a tecla 0 (zero). Com isso anternaremos para o janela virtual 0 (zero). Repita o processo, mas pressione a tecla 1. Assim voltaremos para o janela virtual 1. Como percebeu, cada janela possui um número que começa com 0, e os passos supracitados alterna entre as janelas.

A propósito, se quiser renomear a janela virtual, basta digitar CTRL+b, soltar, e pressionar “,” (vírgula), dar o nome desejado e teclar enter. Isso não mudará o número da janela virtual, mas ajudará a identificar a janela caso tenha muitas janelas criadas.

Fechar um janela virtual é como fechar uma janela comum do terminal Linux. Ou seja, digite `exit` ou pressione CTRL+d. Isso é do Linux, não do Tmux.

Usando de verdade o Tmux

A partir de agora vamos chamar o procedimento de digitar CTRL+b e soltar de TKEY (TMUX-KEY). Deta forma, todo local deste artigo que contiver TKEY, considere que deverá acionar o Tmux com CTRL+b e soltar as teclas. Por exemplo, TKEY+c = Criar um janela virtual.

Vejamos agora as principais ações:

TKEY c Criar janela virtual
TKEY t Exibe a hora do sistema
TKEY % Split Vertical
TKEY ” (aspas duplas) Split Horizontal
TKEY Barra de Espaços Redimensiona/Reposiciona as paineis (Split)
TKEY Setas (baixo, acima, esquerda e direita) Alterna entre paineis (Splits)
Observe que para acionar as aspas duplas é preciso pressionar Shift. Ou seja, TKEY+Shift+Tecla de aspas dúplas.

Outro ponto importante: podemos criar quantas sessões do Tmux precisarmos. Para isso, basta sair do Tmux e criar uma nova sessão executando o comando `tmux` sem parâmetro. Uma vez que haja mais de uma sessão, podemos alterar entre elas. A seguir podemos ver como deixar o Tmux rodando em background e como alternar entre as sessões:

TKEY s Lista sessões ativas
TKEY d Sai do Tmux sem finalizá-lo. Deixa as tarefas em background

Particularmente fico mais de 90% do tempo no Tmux usando as ações acima. Porém, há muitas outras. Você pode consultá-las no seguinte link: https://tmuxcheatsheet.com/

Conclusão

Baita ferramenta para todo profissional que trabalha com Linux. Aumenta a agilidade e diminui o tempo de respostas na interação com o sistema. Recomendo fortemente o uso do Tmux ao amigo leitor; é leve, prático, simples e muito útil.

Abraços!

2 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!