Tempo de carregamento: 0,285 segundos.

Sobre

O LinuxZilla

O LinuxZilla é um site de artigos técnicos voltados para o mundo da infraestrutura com foco em GNU/Linux. Tutoriais, dicas, análises, troubleshooting, entre outros, são os focos aqui. O compartilhamento gratuito de conhecimento é o “produto” oferecido pelo LinuxZilla. Queremos fazer a Internet um lugar cada vez melhor.

Linux Everywhere. Liberdade para todos!

Esse é o slogan do LinuxZilla, e ele traduz a proposta do site de proporcionar à indivíduos a possibilidade de se tornarem autônomos ou livres em nível de conhecimento mesmo que em temas ou assuntos específicos.

Propósito:

Disponibilizo materiais, todos de autoria própria, para que sejam utilizados como instruções para diagnósticos de problemas e como insumos para estudos e/ou elaboração de provas, e sem cobrar absolutamente nada por isso. Apenas peço aos amigos leitores que considerem as condições de uso desses materiais, condições essas que podem ser consultadas na tabela mais abaixo nesta página.

Valores:

Os valores do LinuxZilla são: incluir, contribuir e multiplicar.

Site sem anúncios:

Sempre pensando na boa experiência dos amigos leitores, o LinuxZilla é um site livre de anúncios, malwares, spams, rastreadores, etc. Não há qualquer tipo de contraponto. É simples assim. Não há cadastros, não ofertamos produtos, serviços, nem nada do tipo. É um site 100% livre.

Logotipo:

O LinuxZilla possui logotipo, embora não seja utilizado no Header do site. O logo do site é constituído pela palavra LinuxZilla escrita com a fonte “FFF Forward“. São dois logos, um predominantemente branco e o outro predominantemente preto. São eles:


Breve História:

O site foi criado em janeiro de 2008. De 2008 até 2023 se chamava Blog Porta 80, e então mudou para LinuxZilla.

Logo de 2008 até 2023
Logo de 2023 até …

Origem do nome Blog Porta 80 e a sua descontinuidade:

O nome “Blog Porta 80” foi escolhido em 2008 por um motivo técnico. Por padrão todo website é acessado pelas portas TCP 80 e 443 (Mas não é uma regra). Em 2008 a porta TCP 80 era muito mais popular do que a TCP 443, daí surgiu a ideia do nome Blog Porta 80.

Com o passar dos anos, por motivo de segurança, a porta 443 foi se tornando mais popular. Hoje sites em que podemos navegar pela porta 80 (sem https) são considerados inseguros.

Dada essa desqualificação (justificada) da porta 80, achei que não fazia sentido manter o nome “Blog Porta 80”, então mudei para “LinuxZilla”

O nome LinuxZilla:

O nome “LinuxZilla” foi escolhido, pois além de ser bacana tende a não ficar obsoleto, além de transmitir aquilo que realmente sou: Muito mais Linuxer e muito mais GodZilla (leia-se “velho”).

Endereços do site (domínios):

O site possui 2 endereços: blogporta80.com.br (antigo) e linuxzilla.com.br (atual).

Foram muitos anos de www.blogporta80.com.br, e por isso muitos links foram disseminados em sites, fóruns e em materiais de estudo espalhados pela Internet.

Portanto, o domínio blogporta80.com.br continuará funcionando, mas redirecionando para o linuxzilla.com.br.

Condições de uso do material deste site:

O LinuxZilla opera sob licença Creative Commons – Uso Não Comercial. Todo material pode ser reutilizado sob as seguintes condições:

• Você pode se inspirar no conteúdo do LinuxZilla para fazer outros trabalhos. Caso não utilize imagens ou textos, não é necessária qualquer menção ao nome LinuxZilla.

• Você pode aproveitar de parte de um ou mais textos e/ou figuras do LinuxZilla em outros trabalhos, mas, por favor, cite o LinuxZilla como fonte da informação ou imagem.

• Você pode utilizar conteúdos integrais do LinuxZilla em outros trabalhos. Porém, mesmo alterando a formatação (fonte, layout, etc), por favor, cite o LinuxZilla como autor e forneça o link para o conteúdo original.

• Você não pode criar obras comerciais, ou seja, com fins financeiros, a partir do conteúdo explícito do LinuxZilla.

Não seguir as condições supracitadas pode lhe acarretar processo judicial. Ninguém precisa disso.

Em caso de dúvidas quanto aos termos de uso, entre em contato.

Quem sou eu

Eu sou @wili4m. Trabalho há 22 anos com Linux ocupando cargos como Syadmin, Linux Specialist, Tech Leader e, atualmente, Senior Infrastructure Analyst. Continuo sendo entusiasta do Linux, embora tenha cada vez menos contato com a plataforma (porque a vida é um algoritmo).

Campanhas que apoio:

Por falar em tornar a Internet um lugar melhor, eis as campanhas que apoio com doações periódicas e com divulgação gratuita:

Unicef
Médicos Sem Fronteira
Leia para uma criança
Doe Sangue